O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou em entrevista, na manhã desta quinta-feira (3), que o Maranhão confirmou o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19.

“A gente já acreditava que o espalhamento muito rápido da doença no Maranhão era de fato a Ômicron, mas a gente não tinha confirmação genética disso. Dessa vez a gente tem, de fato, a gente tem Ômicron no Maranhão, e a tendência é que ela se torne rapidamente propagada", afirmou o secretário", afirmou o secretário.

Com a irrupção da variante por todo território nacional já se esperava a confirmação de casos no estado do Maranhão. Em Balsas, a variante ômicron também já teve confirmação de casos, foi o que afirmou o secretario de saúde, Raylson Félix.

“Já temos casos positivos da nova variante ômicron em nossa cidade, assim como em todo o Brasil. A variante se espalhou muito rápido em todo território nacional, ela vem acometendo alguns sintomas diferentes, por exemplo, ela causa também dores abdominais e diarreia, dores no corpo e as vezes as pessoas até associam com os sintomas de uma dengue".

Sintomas da Ômicron
Cerca de dois meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, a variante ômicron já é a prevalente nos casos de Covid-19 no país, de acordo com informações divulgadas na coletiva de imprensa do Ministério da Saúde em 11 de janeiro.

Embora os sintomas não sejam tão diferentes daqueles causados por outras variantes, há sutis mudanças na forma de apresentação da doença, e muitos dos pacientes infectados na nova onda têm relatos parecidos: o sintoma de dor de garganta antes de a maioria dos demais sinais da Covid-19 aparecerem.