Comunicação para a vida: rádios comunitárias e democracia”. Esse é o tema do 7º Congresso Estadual da ABRAÇO- Maranhão, que começou nesta sexta-feira,20, e se encerra neste domingo, no Auditório do Sindicatos dos Bancários, no Centro de São Luís.  

O evento conta com a participação de diretores de rádios comunitárias de todas as regiões do Maranhão e de convidados especiais.

PROGRAMAÇAO

Logo na abertura do evento, na sexta-feira, o engenheiro Fernando Cesar Moraes e o advogado Fernando Cesar abordaram o tema “Renovação de outorga”, oportunidade em que os congressistas puderam tirar  dúvidas sobre os procedimentos que devem ser adotados, com base nas regras da legislação vigente. Em seguida foi a vez do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Agência Tambor, Abraço Maranhão, deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), Movimento de Mulheres, Washington Oliveira do Tribubal de Contas do Estado (TCE), Luis Henrique Lula e o Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)comporem a mesa dos debates.

Na oportunidade, o deputado federal Marcio Jerry se compromete em mobilizar seus pares na Câmara Federal para aprovação de projetos que permitam a veiculação de publicidade institucional nas rádios comunitárias; o aumento de potencia e a abertura de novos canais em cada municio.

A aprovação do Regimento Interno do Congresso, Gestão e Administração de Rádios Comunitárias foram outros temas debatidos ainda no primeiro dia do evento.

Neste sábado (21), a programação recomeçou com a “Eleição da nova diretoria da Abraço Maranhão para o triênio 2023 -2026”, com a reeleição de  Ed Wilson na presidência da Entidade

O tema: “Desafios da Comunicação no novo governo federal” foi conduzido por  Luiz Henrique Lula, dirigente do PT Nacional e participante do Grupo de Trabalho Transição Governamental do Governo Lula juntamente com representantes da  Abraço Maranhão, Agência Tambor, Brasil de Fato e Claudia Santiago do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

Os debates sobre “Para onde vai o rádio?”. Encerraram a programação da tarde com  participação destacada de Paulo Pelegrini, Marcio Calvet, Robson Júnior e Viviane Leite.

Também aconteceu o lançamento do livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”.

O tema “O movimento sindical e as rádios comunitárias”, com a participação de representantes de diversos sindicatos foi reservado para o ultimo dia do Congresso.

A Abraço-MA é uma das organizações que participou da criação da Agência Tambor, a partir do I Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão, realizado em 2017.