O prefeito da cidade de Cantanhede, Zé Martinho, o Kabão, agrediu a pauladas dois irmãos, por conta de um terreno, que o prefeito mandou passar o trator com a alegação da abertura de uma rua, no bairro do Cajuí, na periferia da cidade . O fato aconteceu no final da tarde de sábado (17).

O prefeito estava acompanhado da assessora de comunicação, Lene Marinho e do motorista, Antonio Paiva (Furica), que também participa das agressões.

O dono do terreno é Leandro Martins, conhecido como Maguim Sexo, que teria sido o primeiro a ser agredido pelo prefeito. Posteriormente, o agredido passou a ser o irmão de Maguim Sex, Cleiton Martins. O dono do terreno alega ter a área jurídica de documentos.

Em um dos trechos do vídeo, o irmão Cleiton Martins diz que fora para conversar. Também fala da agressão sofrida pelo irmão anteriormente.

Na sequência, Zé Martinho diz que bate nos dois e que eles podem procurar quem quiser.

O prefeito manda invadir o terreno. A certa altura, o prefeito resolve partir para agressão e bate com um pau no irmão de Cleiton Martins, que estava filmando.

O motorista do prefeito também agride Cleiton Martins a pauladas. Os irmãos Leandro e Cleiton Martins fizeram exames de corpo de delito e dissipados a documentos do terreno.

Em nota, a prefeitura informou que José Martinho, não agrediu qualquer pessoa e que ele e sua equipe foram ameaçados ao chegar no local para uma vistoria.

Ainda segundo a nota, os vídeos que circulam nas redes sociais "não mostram o início do atrito, mostrando apenas o suposto proprietário tentando ser vítima da situação".

A Câmara de Vereadores de Cantanhede repudiou a  atitude do chefe do executivo e a nota emitida pela prefeitura.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Diferentemente do que foi conhecido noticiado, o Prefeito de Cantanhede, José Martinho, não agrediu qualquer pessoa.
O caso começou quando o Prefeito estava a caminho para verificar uma denúncia de que alguns moradores do bairro próximo ao cercado uma rua, tornando-a parte de um terreno, no Bairro Cajuí.
O prefeito ao descer do carro, foi surpreendido pelo suposto proprietário do terreno, que já o agredia verbalmente.
O Prefeito ignorou como agressões e vistoriando contínua o local. O suposto proprietário passou então a ameaçar de morte o Prefeito e todas as pessoas que o acompanhavam, prometendo atirar em todos eles. A assessora Lene Marinho, que acompanhava o Prefeito, por diversas vezes tentou pacificar a situação, promessas de levar tiros caso se aproximasse.
O suposto dono do terreno, juntamente com seu irmão, se armou com pedaços de pau e pedra, para agredir ou Prefeito e sua equipe, inclusive tentando impedir de entrar no carro.
Estando indefeso contra esses agressores, o motorista do Prefeito apenas pegou um pedaço de pau, com uma intenção exclusiva de afastar o suposto dono do terreno e seu irmão, que se aproximavam para agredir a todos.
A assessora do prefeito, Lene Marinho, filmou a agressão que ela própria sofreu, sendo ameaçada de morte por um dos homens, que afirmou ter uma arma no carro. Infelizmente, os vídeos divulgados não mostram o início do atrito, mostrando apenas o suposto proprietário tentando ser vítima da situação.
O Prefeito de Cantanhede, José Martinho, não agrediu qualquer pessoa e não compactua com violência, mas continua defendendo a Justiça, para que possa continuar trabalhando em prol dos moradores de Cantanhede, especialmente os mais necessitados. O Prefeito de Cantanhede continuará trabalhando e ignorando grupos políticos que ainda não aceitaram a derrota nas urnas e o tentam difamar de qualquer forma.

Assecom - Prefeitura de Cantanhede

NOTA DE REPÚDIO DA CÂMARA DE VEREADORES

A câmara de vereadores de Cantanhede, na pessoa do seu presidente, Edimilson Marques emite nota de repúdio, pelo triste episódio, que aconteceu na cidade e que já repercute de forma muito negativa, em todo o Maranhão.
Moradores municipais, foram agredidos deste fisicamente pauladas, pelo Prefeito, José Martinho dos Santo Barros (Kabão) e também pelo seu Motorista, Antonio Paiva (furica), na presença de sua assessora, Lene Marinho.
O ato, embora não tenha justificativa, é importante mencionar que tudo isso aconteceu, porque tais moradores, defendiam o seu patrimônio, que é um terreno, cujo dono, tem todos a documentos da aquisição da terra.Todavia, o prefeito sem permitir qualquer chance de diálogo, resolveu passar uma estrada pelo terreno, o que gerou revolta no verdadeiro dono, que resolveu questionar e por isso, Leandro Martins, conhecido como "Maguim Sexy" e seu irmão, Cleiton Martins, foram fisicamente agredidos com pauladas.
O presidente da câmara, bem como toda a casa, repudia o ato covarde e ditador contra dois cidadãos cantanhedenses, que só estava defendendo aquilo que é seu. Diga-se de passagem: Ainda que, os dois agredidos, estivessem errados, nunca, em hipótese alguma, a violência seria a solução, ainda mais partindo da maior autoridade do município, que tem uma obrigação de prezar pela paz e pela defesa de seus munícipes.

"Repudiamos também, a nota do prefeito que começa o texto dizendo:" diferente do que foi noticiado ". Mais do que notícia, o Maranhão inteiro viu vídeos e provas reais da agressão." Disse Edimilson.
Nosso total repúdio ao chefe do Poder Executivo e solidariedades aos dois cantanhedenses covardemente agredidos.

Cantanhede (MA), em 19 de Julho de 2021.


Presidente da Câmara de Cantanhede