A BR 324, no trecho de Balsas até as margens do rio Parnaíba, divisa entre os estados do Maranhão e Piauí, possui uma extensão de 108 Km. A área conhecida como Anel da Soja, que interliga quatro rodovias estaduais (MA-006; MA-007; MA-132 e MA-140) é marcada pela falta de pavimentação e estrutura adequada para o tráfego de caminhões que transportam a safra de grãos.

Diariamente, centenas de caminhões carregados de grãos trafegam na BR, que é a principal via para escoamento da produção agrícola da região conhecida como Ilha de Balsas, com uma área superior a 60 mil hectares de lavouras, responsável por cerca de 300 mil toneladas de cargas, entre grãos, adubos e fertilizantes.

Visto tais condições, autoridades políticas e do agronegócio estiveram reunidas nesta última quinta-feira (15) para articular o projeto de pavimentação da rodovia, no trecho entre Balsas (MA) e Ribeiro Gonçalves (PI).

Estiveram presentes o senador Roberto Rocha, ministro da Infraestrutura Tarciso Gomes e José Antônio Gorgen, representando a Associação dos Produtores Rurais do Sul do Maranhão, Aprosoja.

O acordo de construção da obra terá a participação da Aprosoja, Sindibalsas e agricultores da região da Ilha de Balsas. O projeto será financiado pelos produtores da associação e os recursos para pavimentação pelos poderes políticos.